quarta-feira, julho 05, 2006

Gana e o Três

Engraçado é ver agente reclamando de ganhar de 3x0 da destemida equipe de Gana, que apesar de ter a pontaria boa para acertar a Lua, deu uma correria . Três? 3 partidas faltam para conquistarmos o hexacampeonato mundial. E tudo isso com a ajuda de uma pessoa que em meio as críticas cresce, finaliza e define o que é determinação. Ronaldo. Fenômeno e maior goledor em copas. Para trás Pelé, Maradona, e todos os outros antigos gladiadores da bola.
A sagrada Bola, que um dia deu a nós o pentacampeonato, com esse mesmo atacante - derrubando de uma vez , a temida muralha alemã Kahn (reserva, aguenta ai) -- hoje, correu para os pés de um novo maestro, Kaká, e caminhou retilineamente até os pés do fenômeno, que com a ginga de um sambista de bento ribeiro, balançou pra lá e pra cá, e de um leve empurrão na bola, fez 180 milhões saltarem de alegria.
Era o primeiro e prematuro gol de uma partida que teve 6 amarelos, só no primeiro tempo. Quatro para a nervosa seleção de Gana, que saiu em disparada, obrigando o Brasil a ser mais defensivo. Defensivo, toda via não covarde. Os fracos são covardes, e Lúcio, um dos leões da zaga canarinho roubou a bola, e com valentia e muito pulmão, atravessou dignos 25 metros com a bola de baixo do braço até soltar para o maestro, que afinou para Cafú, o Recordista, botar na área. O imperador atento, adiantou-se um pouquinho, nada que faria muita diferença, convenhamos, e em sua coxa, a bola amorteceu e encaminhou-se para seu descanço, no fundo da rede. GOLL, o segundo!! O que provocou o técnico de Gana na saída do intervalo, a insinuar que o juiz, vestia a camisa amarelinha. Meu caro. Se deus é brasileiro, quem é o arbitro para anular um gol, legítimo, brasileiro.
Volta o segundo tempo. Mais faltas, mais cartões, ganenses recorrendo a todos os santos para conseguir um espaço em meio a encruzilhada verde amarela. 38 minutos. Bola do Brasil. Meio campo de Gana, ótimo pra Zé Roberto, que esperto correu atrás de uma bola lançada no meio de campo, dando um simples toque na bola, tirou o goleiro, e ficou livre, sozinho, na cara do gol, e enfim com a chapa do pé rolar a bola para o fundo das redes, para fazer aquele que seria o 3 gol. Valeu Zé, você merece. O Brasil te aplaude de pé.
É necessário ponderar, lógico. Queriamos espetáculo, estamos acostumados à isso, mas valorizar a raça e a vontade que o grupo mostrou na partida de hoje contra Gana é o mais importante. Podiamos estar eliminados, e tchau Brasil. Até 2010. Mas não, passamos mais uma etapa, vivos e por 3x0. Três que é o número que nos falta para o Hexa. Três de Lúcio, nosso guardião do pulmão de aço. Pois bem, Que venha a França !

Nenhum comentário: